SOBRE A PFVD

A Federação Paulista de Voleibol Sentado - FPVS, com sede e foro na cidade de São Paulo – SP, é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, constituindo-se em uma Entidade de Administração do Voleibol Sentado, de âmbito estadual, com personalidade jurídica, fundada em 25 de Setembro de 2013, reunindo praticantes da modalidade esportiva específica "VOLEIBOL SENTADO", para deficientes físicos, dentro das regras estabelecidas pela World Paravolley, em concordância com a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes – CBVD, e Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.

0 de abril de 2021, com a nova administração eleita surgiu, então, a FEDERAÇÃO PAULISTA DE VOLEIBOL PARA DEFICIENTES - FPVD - e, com ela, a possibilidade de representar não apenas o Voleibol Sentado, mas explorar todas as formas pela qual o voleibol para deficientes possa ser praticada dentro do estado de São Paulo e para fora dele.

São finalidades da FPVD:

  1. Dirigir o Voleibol para os deficientes no Estado de São Paulo, promovendo sua difusão através da realização de competições a nível regional, proporcionando o desenvolvimento da modalidade, dos atletas, comissões técnicas e dirigentes, além do espírito desportivo;

  2. Promover e dirigir competições, à nível regional;:

  3. Representar o voleibol sentado no Estado de São Paulo, em eventos nacionais e internacionais, de caráter desportivo;:

  4. Facilitar, tanto cientificamente quanto tecnicamente, o progresso da modalidade, juntamente com suas finalidades.:

A modalidade Voleibol Sentado foi incluída nos Jogos Paralímpicos em 1980 e hoje é praticada por mais de 10 mil atletas em 75 países. O Brasil ocupa hoje posição de destaque na modalidade, tendo obtido o bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016) e nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (2021), ambas com a seleção feminina.

Em 2022, a seleção feminina conquistou o seu primeiro título mundial, na Bósnia. Nesse mesmo mundial a seleção masculina conquistou o terceiro lugar fazendo com que, pela 1a vez na história, um país colocasse suas duas seleções no pódio no mesmo mundial.

Em ambas as seleções, São Paulo sempre esteve presente, compondo as equipes tanto com atletas quanto com membros das comissões técnicas.

plugins premium WordPress